O percurso da empresa na competição começou em 2008 com a formação da equipa Motobrioso Racing Team /Suzuki/Cepsa tendo marcado presença no Campeonato Nacional e Europeu de Todo-o-Terreno (moto4). Composta por uma dupla de pilotos com invejável palmares, a equipa conseguiu os seus melhores resultados no ano de 2009 com a vitória em todas as corridas do Campeonato Nacional de TT - Campeã e Vice-Campeã Nacional de TT e Campeã Europeia de Bajas. No ano de 2010, o sucesso continua com a renovação do título de Campeão Nacional de Todo-o-Terreno em Moto4.

 

Em 2013 a equipa regressa ao activo com uma nova formação e a aliança à conhecida marca austríaca KTM. Com a evolução do mercado offroad, a Motobrioso apostou nas duas rodas e em 2013 nasce a “Motobrioso KTM Racing Team”  - participação no Campeonato Nacional de TT a disputar a categoria absoluta motos e a classe TT3 (classe para motos acima de 450cc). Os resultados surgiram logo na primeira prova, com a vitória absoluta e na classe, e assim foi por mais duas provas sendo a formação neste ano com mais vitórias. Outro desafio foi o apoio dado ao piloto Ruben Faria, omelhor português de sempre no rali Dakar e piloto prioritário dentro da estrutura da Red Bull KTM Factory Racing, que a cumprir um intensivo calendário de preparação para o Dakar reparte o seu tempo entre algumas provas do campeonato nacional e provas internacionais. Para a preparação das provas em solo nacional, Ruben Faria conta com o apoio da KTM Portugal e da Motobrioso, parceria que teve continuação na época 2014.

 

A Motobrioso KTM Racing Team continuou em 2014 a disputar o Campeonato Nacional de Todo-Terreno Absoluto Motos, classe TT2 e classe TT3 (destaque para a conquista do Vice-Campeonato) e a participação em algumas provas do Campeonato do Mundo de Bajas. No ano de 2015 a equipa apresenta uma formação maior com pilotos a disputar as três classe diferentes que compõe o campeonato, destaque para a conquista de pódios em todas as classes, 1º lugar TT3, 2º lugar TT2 e 2º lugar TT1.

O inicio de 2016 fica marcado pela presença dos seus pilotos nas maiores provas do Todo-Terreno Mundial: Ruben Faria e Mário - Rally Dakar e Fernando Sousa Jr. e Fernando Sousa - Africa Eco Race.

A equipa tem como principal objectivo continuar a desenvolver o trabalho efectuado nas época transactas, sendo já reconhecida como uma equipa de referência na competição Todo-Terreno. O nosso projecto de competição assenta principalmente numa imagem cuidada das motos em competição, infra-estrutura e membros da equipa; apoio mecânico e logístico a clientes KTM e Motobrioso na alta competição. A equipa conta com o principal apoio da prestigiada marca KTM campeã Mundial nas Modalidades de Todo-Terreno, Enduro, Motocross e Velocidade.

 

EQUIPA: MOTOBRIOSO | KTM | GALP

 

OBJECTIVOS 2015/2016:

  • Campeonato Nacional de Todo-Terreno
  • Rally Dakar 2016

 

PILOTOS:

Mário Patrão – classe TT3: Com mais de quinze anos de carreira, o piloto natural de Seia alinhará pelo segundo ano consecutivo pela equipa Motobrioso. Detentor de um invejável palmares, Patrão será sempre um candidato ao título no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. De destacar ainda a presença em algumas etapas da Taça do Mundo, como forma de treino para a próxima edição do Dakar. “Neste início de Campeonato pretendo acima de tudo voltar ao ritmo de competição. Nos últimos dois anos não tenho sido particularmente feliz em Góis, mas vamos ver como correm as coisas. Nova mota, nova classe mas sempre a mesma vontade – tentar reconquistar o título perdido na época passada” concluiu motivado Mário Patrão.

 

Salvador Vargas – classe TT3: O piloto natural de Cascais tem sido uma presença frequente nos Campeonatos Nacionais e a experiência acumulada ao longo dos últimos anos, colocam o jovem num excelente momento de forma e com bastante capacidade para “atacar” um lugar de destaque no panorama nacional. “Ano passado terminei a temporada com bons resultados. Este ano irei utilizar o modelo “maior” da KTM, com a qual já tive oportunidade de competir nas duas primeiras jornadas do Nacional de Enduro. Estou motivado e com vontade de lutar por uma boa prestação!”

 

Ruben Faria – classe TT1: O “dakariano” algarvio agora na equipa Husqvarna Rockstar Factory e como vem sendo hábito, marcará presença como forma de treino, nas etapas do CNTT que não coincidam com compromissos internacionais. A experiência e o vasto palmarés de Ruben são uma mais-valia para os pilotos da equipa Motobrioso, aproveitando assim os conselhos de um dos mais conceituados pilotos offroad do Mundo.

 

IS3 Racing Team (formação satélite): Contando com o apoio Motobrioso, a equipa IS3 é composta por Fernando Sousa – classe Veteranos e Fernando Sousa Jr. – Classe TT2, ambos aos comandos de modelos 350 EXC-F da marca austríaca. Além do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, estes pilotos têm como objetivo o nacional de Enduro e a provas de navegação mundiais.

 

“Estamos presentes no CNTT com a KTM desde 2013 e este ano iremos reforçar a equipa Motobrioso em todos os aspetos. Os objetivos passam obviamente por tentar discutir os lugares cimeiros e é para isso que iremos trabalhar ao longo desta época. Ficamos satisfeitíssimos com a continuidade da parceria com o Ruben, com o Patrão, a equipa IS3Racing e mais recentemente a entrada do Salvador.” concluiu Carlos Brioso – responsável máximo da equipa KTM|MOTOBRIOSO|GALP.